Importância da Consciência Fonológica na aprendizagem da Leitura e Escrita

linguagem é uma função cognitiva complexa que permite receber, transportar e armazenar informação e usá-la para comunicar e organizar os pensamentos. Nos primeiros anos de vida, a criança adquire e produz linguagem de forma automática, pois tem a capacidade inata de adquirir linguagem através da exposição à língua da sua comunidade, mas a partir dos 4 anos começa a ter consciência das características da língua falada e a ser capaz de a analisar, deliberadamente, tornando-se capaz de detetar erros, autocorrigir a sua fala e identificar palavras de uma língua estrangeira. A esta capacidade de refletir sobre a língua e analisar as suas características estruturais chamamos metalinguagem.

consciência fonológica, por seu turno, é uma das competências metalinguísticas e consiste na capacidade de prestar atenção aos sons de determinada língua, independentemente do significado do seu enunciado. Permite identificar, isolar e manipular os diferentes segmentos fonológicos da língua (palavras, sílabas e fonemas).

Para aprender a ler, a criança precisa de ter presente que as frases são compostas por palavras, as palavras por sílabas e, por sua vez, as sílabas por fonemas, de forma a permitir a correta associação grafema-fonema (associação letra-som).

Assim, torna-se essencial que a consciência fonológica seja treinada antes do processo de alfabetização e, de acordo com a literatura, dificuldades em tarefas de consciência fonológica são um preditor significativo de dificuldades na aprendizagem da leitura.

Bibliografia de base:

– Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da linguagem. Universidade Aberta, Lisboa.

– Silva, L., Marques; L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação.

– Gillon, G. T. (2018). Phonological Awareness: From Research To Practice. Guilford Publications, 2ª Edição.

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Treino de Discriminação e Memória Auditiva

Treino de Consciência Silábica

Treino de Consciência Intrassilábica

Treino de Consciência Fonémica