Frases Compridas VS Frases Curtas

Os contadores de palavras

Nesta atividade vamos conhecer as aventuras de vários meninos e descrevê-las com uma frase. O objetivo é separar as frases em palavras e contá-las.

A atividade pode ser utilizada com crianças desde os 4 anos de idade.

Tem duas versões: um PowerPoint para utilizar num computador/tablet e uma versão para imprimir (com recorte e colagem). 

Nas folhas iniciais de ambos os documentos encontram-se instruções mais detalhadas sobre a atividade.


Identificar a sílaba inicial

Produção de palavras com igual sílaba inicial

O jogo de sílabas do pirata é um jogo de tabuleiro que deve ser jogado com um dado e pinos para os participantes.

Pode ser utilizado de diferentes formas, mas a sugestão que deixo é de que o participante ao calhar numa casa, diga uma palavra que inicie com a mesma sílaba da imagem em que calhou.

O número do dado pode também ser uma sugestão para o número de palavras a serem ditas.


Identificar a sílaba final

Reconstrução síntese silábica

Na atividade apresentada, o principal objetivo é a estimulação desta competência, num divertido jogo de fotografias. Assim, as crianças deverão adivinhar quais as palavras pronunciadas (silabicamente) pelo adulto. Seguidamente, será realizado um exercício em frase, com algumas das palavras alvo, em que serão realizadas algumas perguntas relativas a essa frase. Por fim, apresentam-se três fotografias, sendo que a criança deverá escolher a correta. Desta forma, para além da síntese/reconstrução silábica, são estimuladas outras competências como a memória auditiva e compreensão sintática.

No documento existe ainda uma atividade de síntese/reconstrução silábica de pseudopalavras, em que as crianças deverão descobrir o nome de cada monstrinho.

Divirtam-se!!!


Dados mágicos

A sugestão é imprimir o documento, recortar, moldar em forma de cubo, colar e já está, temos 4 dados bem divertidos!

Nesta atividade a criança deve lançar o dado e nomear a imagem da face que ficar voltada para cima. De seguida deve dividir silabicamente as palavras (usando palmas, lápis, plasticina, dedos ou o método que lhe for mais familiar), e dizer o número correspondente ao número de sílabas. Há um cubo em branco para que a criança possa desenhar o seu próprio dado!

Apesar de este ser o objetivo principal, o dado mágico pode ser usado para muitas mais atividades: contagem de histórias a partir das imagens, nomeação do grupo semântico a que pertence a imagem (ex. animais), evocação de rimas a partir da imagem … Enfim, é só usar a imaginação! Divirtam-se!


Jogo da Glória

O objetivo desta atividade prende-se com o treino da consciência silábica, sendo que, nesta atividade, irão encontrar tarefas para dividir palavras em sílabas, identificar sílabas, evocar palavras pela sílaba inicial e até omitir e adicionar sílabas para formar outras palavras. Tudo isto num clássico jogo da glória! Na primeira página do documento que se anexa, encontram as instruções para a utilização.

Este jogo pode ter algumas variantes como a exploração de novo vocabulário, pode pedir que se construam frases com as palavras em jogo, entre outros…o que importa é divertir a aprender!


Descobre as palavras

Este exercícios tem como objetivo descobrir qual a palavra correta omitindo a sílaba inicial. 

A mesma sílaba inicial!

A consciência silábica pode ser desenvolvida através de várias atividades, como dividir as palavras em sílabas; retirar, adicionar ou trocar sílabas formando novas palavras; comparar, associar ou procurar palavras com sílabas iguais; e identificar a posição em que se encontra determinada sílaba na palavra pedida. Esta atividade pretende treinar a capacidade de perceção silábica, através da ligação dos pares de palavras começados pela mesma sílaba, como sapo e caso. Em complemento, pode ser treinada a divisão silábica de cada palavra da atividade e pode trabalhar-se a capacidade de evocação, ao pedir à criança que pense e diga outras palavras começadas pelas sílabas do jogo.