Vamos brincar com os sons!

Este jogo é composto por quatro pranchas (uma para cada som – s, z, x, j), cartões com imagens de animais, alimentos e objetos de uso comum com os sons e círculos que representam as sílabas e os sons. 

O objetivo é que as crianças sejam capazes de identificar o som presente na imagem, colocando a na respetiva prancha. Em seguida, pede-se que conte “os bocadinhos” (as sílabas) da palavra e que coloque o número de círculos correspondente abaixo da imagem. Em grupos de crianças com mais de 5 anos, é possível pedir que identifique a sílaba em que se encontra o som e sobrepor o círculo que tem a imagem do som. Para ajudar um pouco, a palavra deve ser dita devagar (sílaba a sílaba), exagerando um pouco a articulação do som-alvo (p.e. ma – çã).

Para realizar este jogo, é necessário imprimir e recortar os materiais que se encontram no final desta página e, se possível, plastificá-los para aumentar a sua resistência. No entanto, este é apenas um exemplo que pode ser adaptado aos materiais de uso habitual de cada Jardim de Infância.

Esperamos que se divirtam!

Nota: as imagens utilizadas neste jogo foram extraídas do Google Imagens, pelo que não são da autoria do PIICIE CIMRL.


Brincar e Aprender com os Sons

Objetivo: Jogo para treino de consciência fonémica, mais concretamente a identificação de palavras pelo som inicial. Ideal para estimulação de competências linguísticas!

Mais instruções disponíveis na atividade. 

DIVIRTAM-SE!


Chegou a primavera!

Encontra em cada uma das imagens as palavras que começam com o som /s/ ou /z/. Pinta as pétalas corretas.

Para realizar este jogo só precisas de imprimir e divertir-te a pintar!


Tem atenção aos sons!

Eu Descubro !

Um jogo divertido que estimula a consciência fonémica.

O objetivo é que as crianças identifiquem em que sílaba está o som alvo. 

Mais instruções dentro da atividade.

Divirtam-se!