Quem somos e as nossas especialidades

Somos 37 técnicos/as que, desde 2017 e integrados/as em Equipas Multidisciplinares nos 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, prosseguem conjuntamente a Missão PIICIE no território:

“Aumentar as intervenções que, de forma integrada e articulada, favoreçam as condições para o reforço da igualdade no acesso ao ensino, a melhoria do sucesso educativo dos alunos e o reforço da qualidade e eficiência do sistema de educação.” (CIM RL)

Em proximidade ou à distância, potenciamos uma intervenção Conver’Gente

Em contexto de Pandemia COVID 19, os/as técnicos/as afetos ao PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar mantiveram a intervenção de proximidade e o apoio dirigido aos alunos e às famílias, a docentes e não docentes, em 7 áreas de atuação – Psicologia, Terapia da Fala, Nutrição, Mediação, Docência, Sociologia e Psicomotricidade.

Através da troca de experiencias e da discussão de estratégias para enfrentar as dificuldades, os/as mesmos/as, entenderam apresentar projetos direcionados para intervenções específicas, respeitando a multidisciplinariedade e articulação com os diversos elementos das equipas, bem como com a rede comunitária, tendo sido constituídas 5 Equipas Intermunicipais de Especialidade que identificaram e se propuseram realizar projetos conjuntos.

O principal objetivo desta convergência de esforços e de atuação é promover, de forma sistemática, a discussão e a adoção de medidas potenciadoras do sucesso escolar e de diferentes competências ao nível do Pré-escolar e do 1º Ciclo, em articulação com todos os intervenientes na comunidade educativa, tendo em atenção a identificação de eventuais fragilidades socioemocionais e problemáticas de vária ordem, procurando mitigá-las e combatê-las eficazmente.

Como?

  • assegurando apoios à distância junto de alunos, famílias e docentes;
  • acompanhando as tarefas síncronas e assíncronas, através de uma monitorização ativa e reflexiva;
  • apoiando crianças do Pré-escolar e do 1º Ciclo e respetivas famílias para o ingresso no 1º ou 2º Ciclos;
  • convidando a comunidade educativa, associações de pais / EE, docentes e não docentes, mediadores ou facilitadores a participar em sessões de capacitação / encontros on-line;
  • instituindo a realização de webinários por área de especialidade, sempre que se torne pertinente abordar determinada temática;
  • partilhando recursos e boas práticas;
  • priorizando os desafios psicossociais, em linha com as orientações da UNESCO, através da prevenção e acompanhamento de situações de risco, do combate ao abandono escolar precoce, garantindo a igualdade de oportunidades de sucesso a todas as crianças.